<

Bastidores da série Plants da BBC

30.12.09 por Bernardo Bauer (Google)

Eu fico impressionado com a qualidade das imagens que a BBC consegue produzir nas diversas séries que tem a Natureza como tema principal. Na semana passada achei um vídeo que mostra um pouco dos bastidores e revelou o que pra mim era um segredo de produção.

Em diversos episódios são mostradas cenas que são um desafio para qualquer diretor de fotografia. São aquelas cenas de longa exposição que vão ao ar em poucos minutos ou até mesmo segundo reproduzindo diversas horas de captura de imagens. A BBC mostra na série “Life” um episódio sobre plantas onde o fantástico David Attenborough narra a vida das plantas.

As imagens que são mostradas tem iluminação perfeita mesmo para as imagens produzidas com o efeito de longa exposição. No vídeo abaixo é mostrado como as imagens foram feitas. Primeiro é escolhida a locação, montada toda a traquitana, que segundo o vídeo levou cerca de dois dias, são gravadas as imagens utilizando um sistema de movimentos controlados, que depois são reproduzidos em estúdio, onde as plantas acabam crescendo em ambiente com iluminação controlada. Depois é só fazer a mágica da pós-produção para criar a imagem composta.

O que mais me chamou a atenção é que as imagens são feitas com uma camera fotográfica da Nikon. Quem diria, não é?

Deixe seu comentário