<

Protegido pela Lei

02.04.04 por Bruno Oliveira
Quando a gente entra numa locadora e vê um filme de uma distribuidora secundária, lançado direto em vídeo e com uma capa mal feita, fica com um certo preconceito. Talvez não seja tão injusto, afinal, quando um filme bom chega no Brasil, as grandes distribuidoras pagam mais para ganhar mais.

Protegido pela lei (ah, esses tradutores de títulos…), filme feito para TV pelo novato Robby Henson, é uma exceção à regra. Com Patricia Arquette e o sempre excelente Billy Bob Thornton no elenco, vale mais do que dois ou três policiais exageradamente produzidos, como Bad Boys II.

Patricia Arquette e Billy Bob Thornton na telinha
A história se passa numa cidadezinha no interior dos EUA, onde um xerife preocupado com as aparencias nas vésperas de eleições deixa, intencionalmente, a investigação do assassinato de um transexual sem investigação. A trama – que ao contrário do que dizem alguns é muito bem explicada – envolve o submundo homossexual de New Orleans, e o roteiro, de autoria do próprio Henson, critica firmemente, com elegância e sem pintar caricaturas, os preconceitos do interior dos EUA e as contradições da política americana, que Republicanos ou Democratas, são farinha do mesmo saco.

B. B. Thornton, que anda escolhendo muito bem seus filmes, adota, como de costume, um estilo Clint Eastwood com um toque de cinismo – interpreta tão bem calado quanto falando. Atuação irresistível.

Deixe seu comentário